segunda-feira, 30 de maio de 2016

Diferença entre: dedicatória, agradecimentos e epígrafe

Alguns discentes ainda confundem os pré-textuais: dedicatória, agradecimentos e epígrafe.

Na dedicatória, o autor prestará homenagem ou dedicará o seu trabalho a alguém em especial. Muitos autores colocam na página uma homenagem a família, filhos, esposos ou amigos.
Ex.:

À Deus, aos meus pais e a minha filha Lourdes.


No agradecimento,  o autor será mais específico. Colocando nomes de pessoas que realmente foram relevantes para que o trabalho se desenvolvesse. Como: professores, amigos, colegas de classe, orientador.
Ex.:

À Deus por ter me abençoado com este momento.
À minha família por ter me apoiado em todos os momentos.
À meus professores, em especial a professora Selma Duarte e ao orientador Prof. Glaúcio Lima.


Na epígrafe deverá apresentar uma citação relacionada com o assunto abordado no trabalho. Lembre: RELACIONADA AO TEMA DO TRABALHO. Portanto, não deverá colocar uma citação que ache interessante ou porque é você gosta.
Ex.:

"Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo."
(Steinbeck, John)

Espero que agora não esqueça mais.












quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dúvidas ao elaborar referências?

O MORE é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências no formato ABNT. Para isso, basta preencher os campos próprios de cada tipo de documento. A ferramenta produz referências para quinze (15) tipos de documentos, entre os quais: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.


 Acesse a ferramenta MORE.


Fonte: UFRGS_MORE

Regras gerais de formatação

Configuração de página:
Superior e esquerda: 3 cm
Inferior e direita: 2 cm

Fonte:
Arial ou Times New Roman
Tamanho: 12
Espaçamento: 1,5 cm entre as linhas
Exceto: citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, fontes das ilustrações e das tabelas que devem ser de tamanho 10 e espaçamento simples.

Paginação:

somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. Em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.






quinta-feira, 12 de maio de 2016

Ilustrações

As ilustrações são desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros.

Deve ser “[...]seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar  a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) [...] a ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011).






terça-feira, 3 de maio de 2016

Citação indireta

A cita indireta é quando não utiliza as palavras do autor e sim produzir um texto baseado nas palavras desse. É a elaboração de uma paráfrase, “expressão de teor de um texto em outras palavras.” (SACCONI, 1996, p. 504). Confirmando com Medeiros (2007, p.176) “[...]traduzir as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as ideias originais.”


Não se utiliza as aspas. A indicação da página é opcional, porém se utilizar uma vez deverá fazer para todas as outras citações indiretas.

Exemplo:

Conforme  Medeiros  (2007),  citação  compreende  informação  extraída  de  outra publicação, utilizada para ilustrar, esclarecer, comparar ou confirmar o assunto abordado. Sua função  é  comprovar  a  veracidade  das  informações  fornecidas  e  possibilitar  o  seu aprofundamento. 

ou


Citação  compreende  informação  extraída de outra publicação, utilizada para  ilustrar, esclarecer, comparar ou confirmar o assunto abordado. Sua função é comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento (MEDEIROS, 2007). 




Fontes:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:informação e documentação  citações em documentos -  apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

MEDEIROS, João Bosco. Paráfrase e citações diretas e indiretas (NRB 10520:2002). In: _____. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SACCONI, Luiz Antônio. Minidicionário Sacconi da língua portuguesa. São Paulo: Atual, 1996.