segunda-feira, 25 de abril de 2016

Citação direta

Só para lembrar: citação é menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Ela pode direta, indireta ou citação de citação.

Nesse post destaca-se a citação direta que é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Podendo ser curta ou longa.



Curta: até 3 linhas.

Segundo Vergara (2003, p. 186) a “sociedade individualista é aquela na qual a pressão interna é o principal meio de controle e o sentimento de culpa, um elemento de grande influência.”

Ou

“Sociedade individualista é aquela na qual a pressão interna é o principal meio de controle e o sentimento de culpa, um elemento de grande influência.” (VERGARA, 2003, p. 186).

Longa: mais de 3 linhas e deve ser em fonte 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm à margem esquerda.




Sociedade individualista é aquela na qual a pressão interna é o principal meio de controle e o sentimento de culpa, um elemento de grande influência. Sociedade coletivista, por seu turno, é aquela na qual a pressão social externa é o principal meio de controle, e o sentimento de vergonha ou desonra é um elemento muito forte. Ministros e executivos japoneses, por exemplo, matam-se quando sofrem acusações da sociedade. (VERGARA, 2003, p. 186).


Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520:informação e documentação -  citações em documentos -  apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.















segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sumário


O sumário é um item muito importante no TCC. Além de ser obrigatório; o orientará no desenvolvimento do trabalho. Ele é o "esqueleto".
E a sua importância se estende na busca pela informação, facilitando a localização dos assuntos. Portanto, deve seguir a orientação da NBR 6027/2012:

Segundo a NBR 6027 (2012,p.1), que defini os requisitos para elaboração do sumário, diz que é a " enumeração das divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede."

Resumo

Ele é a porta de entrada para que outras pessoas possam ler o seu trabalho. Pois é um item fundamental para recuperação da informação.

Contendo pontos relevantes da sua pesquisa e assim diminuir o tempo de busca do leitor. Deve ser bem elaborado e apresentável.
Existe três tipos de resumos:
•crítico: conhecido por resenha e elaborado por especialistas;
•indicativo: apresenta apenas os pontos principais. Portanto, às vezes, é necessário, a leitura de outras partes do documento;
•informativo: apresenta finalidades, metodologias, resultados e conclusões do trabalho.
Para trabalhos acadêmicos o resumo mais utilizado é o informativo. Pois o leitor identificará de forma mais breve do que trata o documento.

Segundo a NBR 6028/2003 que trata sobre elaboração de resumo, quanto a sua extensão o resumo deverá conter:
◘ trabalhos acadêmicos (monografias, teses e dissertações) - 150 a 500 palavras;
◘ artigos de periódicos (científicos)- 100 a 250 palavras;
◘ indicações breves - 50 a 100 palavras.
(Na dúvida de contar as palavras veja a figura)
Deve ser escrito na voz ativa, justificado, fonte 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas.
As Palavras-chaves devem ser separadas entre si e finalizadas por ponto.

Fonte:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação - resumo - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
UNITER. Normas para elaboração de Projetos de pesquisa, trabalhos acadêmico-científicos e revistas científicas. Disponível em: <http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/>. Acesso em: 27 mar. 2016

Tabelas e Quadros


Vale lembrar que tabelas e quadros são diferentes. Inicialmente pela colocação que NBR 14724 traz: quadro é uma ilustração, assim como gráfico, esquema, organograma entre outros. E tabela é apresentação de informações com dados numéricos e deve ser padronizada conforme as Normas de apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Você pode acessá-la em http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf




Numeração progressiva - NBR 6024

A numeração progressiva é uma sequência lógica do texto para facilitar a localização do assunto. Ela está diretamente ligada ao sumário, que é a estrutura do corpo do trabalho com indicação da página onde inicia cada seção.
Diferenciando:
◘seção: parte em que se divide o texto de um documento;
◘indicativo de seção: número que antecede cada seção do documento.
Obs. :
» A norma pede que seja utilizado até a seção quinária;
» Ponto, hífen ou travessão não devem ser utilizados entre o indicativo e o título da seção;
» Os indicativos de seções são válidos para os elementos textuais, ou seja, pré-textuais e pós-textuais não recebem. Porém, deverão estar com a mesma fonte da seção primária.
» Caso o título da seção ocupe mais uma linha, a continuação do mesmo deverá ser abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.


FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024:numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.


Estrutura do trabalho acadêmico

A estrutura do trabalho acadêmico está dividida em: parte externa e parte interna. Conforme NBR 14724/2011 contém elementos obrigatórios e opcionais.





Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.